Como contar o número de palavras e caracteres digitados em tempo real no Google Docs

Se você é um redator ou escreve com muita frequência usando o editor de texto do Google Docs, já deve ter percebido que, visualmente, não há nenhum contador que mostre a quantidade de palavras que foram digitadas ou caracteres em tempo real.

Os Documentos Google, têm esse contador, porém, é necessário você acessar o menu ferramentas e selecionar a opção Contagem de palavras, ou usar o atalho ctrl + Shift + C, para exibir uma pequena tela com essas informações.

Como você pode observar, essa forma, talvez, não seja muito produtiva para quem digita textos baseados em uma quantidade de palavras ou limite de caracteres específico, ter o trabalho de parar a digitação de um texto para acessar as opções de um menu ou usar um atalho.

Por ser uma suíte de produtividade escalável, o Google Docs tem um complemento que exibe para o usuário em tempo real a quantidade de palavras, caracteres digitados com e sem espaços no lado direito do seu documento, sem ser necessário interromper seu trabalho. Veja abaixo como instalar e usar o complemento.


Instalando o complemento Better Word Count


1) Abra o arquivo que vai usar para digitar um texto ou trabalho, clique no menu Complementos e selecione a opção Instalar Complementos....


2) Na loja de complementos, digite na caixa de pesquisa Better Word Count e pressione a tecla Enter. 



3) Após a pesquisa e o aplicativo ser listado, clique no botão Grátis para iniciar a instalação.



4) Será solicitada algumas permissões em que é necessário o aplicativo ter acesso à dados de sua conta para ser instalado, leia as informações e clique no botão Permitir.



O Aplicativo vai ser executado (você vai visualizar uma mensagem 'Em execução' na parte inferior), e uma notificação no menu complementos com as instruções básicas para usar o aplicativo. Pronto, após esses passos, o complemento está instalado. 


Usando o complemento Better Word Count 


5) Após o aplicativo ser instalado e estar pronto para o uso, clique no menu Complementos, selecione Better Word Count e a opção Open Tools.



6) Do lado direito, uma barra lateral será exibida com as informações de: Quantidade de palavras, caracteres e caracteres sem espaço.




Visualizando informações de parte do texto


Se você não quer visualizar a quantidade de palavras ou caracteres de todo o texto digitado, mas apenas de uma parte específica, selecione o trecho do texto que você quer saber as estátisticas e automaticamente ao lado direito o contador será atualizado exibido a contagem de palavras ou caracteres da parte selecionada.






Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais sobre Google Drive/Google Docs.
, , , ,
Avalie - Esse conteúdo lhe foi útil?
 

Deixe o seu comentário sobre o artigo:

0 comentários:

Postar um comentário